Qua, 19 de outubro de 2016, 18:40

Mestrado e Doutorado

Áreas de concentração: Astrofísica / Física da Matéria Condensada

Período de inscrição: 18/11/2016 a 10/01/2017

Link para os Resultados: (Resultados finais após análises dos recursos)

Relação de Documentos para a Matrícula Institucional

Física da Matéria Condensada: Mestrado - Vagas da Comunidade, Doutorado-Vagas da Comunidade, Doutorado-Vagas institucionais

Astrofísica: Mestrado - Vagas da Comunidade

Candidatos com Inscrições Indeferidas

Julgamento dos Recursos - Pareceres:

- ILZA TENÓRIO CAVALCANTE SANTOS

- KAIQUE SILVA SANTOS

- VALDYSTER SHIRLEY SANTOS DUARTE

Para os candidatos APROVADOS, ler item 9 do Manual do Candidato e consultar o Calendário Acadêmico de 2017. Para os excedentes do Mestrado na área de Física da Matéria Condensada, solicitamos que fiquem atentos as datas das matrículas e aos emails de possíveis convocações para ocupar vagas geradas por desistências.

Links para os Editais de Seleção 2017/1:

Formulário eletrônico de inscrição: Vagas para a comunidade: Mestrado e Doutorado

Formulário eletrônicode inscrição: Vagas Institucionais: Mestrado e Doutorado

Links para os editais: Vagas para a Comunidade e Vagas Institucionais

Link para as Normas para Seleção do NPGFI

Passo a passo:

I- Leia os Editais (ver links acima) e o Manual do Candidato. Voce também pode baixar o manual ou o edital de interesse. Na janela do documento, acesse o menu "Arquivo" e em seguida a opção "Fazer download como" e escolha o formato de interesse.

II- Caso você não tenha Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/) prepare o seu currículo, salve e envie ao CNPq. Anote o link para o seu CV Lattes. Esta informação será solicitada no formulário eletrônico de inscrição e na Relação de Documentos do passo 4.

III- Caso voce esteja se inscrevendo para o Doutorado, voce deve contatar um dos docentes que disponibilizaram vagas para doutorado consultando sobre a possível orientação. A Carta de Aceite para Orientação, assinada por um dos docentes permanentes do NPGFI, é condição obrigatória para a inscrição. Para baixar a carta de aceite, na janela do modelo acesse o menu "Arquivo" e em seguida a opção "Fazer download como" e escolha o formato adequado ao seu editor. A versão digitalizada desta carta deve ser também anexada no campo adequado da Relação de Documentos do passo seguinte. O modelo da Carta de Aceite ao Doutorado pode ser também vista no Anexo I dos editais.

IV- Baixe o Modelo para Relação de Documentos (na janela do modelo acesse o menu "Arquivo" e em seguida a opção "Fazer download como" e escolha o formato adequado ao seu editor), preencha e gere um pdf. Este arquivo será solicitado no campo “Documentos Requeridos para a Inscrição” do formulário eletrônico. Voce só deve anexar o que é solicitado no modelo para Relação de Documentos que voce baixou. Não acrescente documentos adicionais ou mude a sequência do modelo.

V- Acesse a página dos Formulários Eletrônicos de Inscrição e escolha o edital apropriado. Preencha todos os campos, anexe o arquivo preparado no passo 2, responda as perguntas do questionário e envie a inscrição.

VI- O boleto eletrônico (GRU) de pagamento da taxa de inscrição será gerado e deve ser pago até a data de vencimento. O sistema eletrônico de inscrição identifica e confirma o pagamento, após alguns dias. O não pagamento da GRU excluirá o candidato das demais etapas do processo.

Critérios de Seleção:

Os candidatos são avaliados com base no Curriculo Lattes (com comprovações) e no histórico escolar. Para o Mestrado o histórico escolar da Graduação tem peso 60% e o Curriculo tem peso 40%. Para o Doutorado os pesos são iguais para os dois itens e o histórico escolar inclui o da graduação e o do mestrado. Para a área de concentração de Astrofísica será exigido ainda uma prova de conhecimentos gerais de física.

O candidato tem que obter um total de 50 pontos para ser aprovado na seleção e a pontuação é usada para classificar os candidatos para o preenchimento das vagas. (Veja a integra da Instrução Normativa que regulamenta o preocesso seletivo)

A pontuação total do candidato é também usada pela comissão de Bolsas do NPGFI como um dos critérios para alocação das cotas de bolsas do programa.

Cronograma do Processo seletivo:

Etapas do processo seletivo

Período

Inscrição exclusivamente pela internet (incluindo TODA a documentação comprobatória no formulário eletrônico de acordo com modelo do anexo II)

25/11/2016 a 10/01/2017

Apenas para a seleção na área de concentração de Astrofísica: Prova de Conhecimentos Gerais (ver anexo III)

17/01/2017

(local de acordo do item 5 do edital)

Resultado da 1ª Etapa com a lista das inscrições homologadas e relação dos selecionados

25/01/2017

Prazo recursal (Entregar a solicitação na secretaria do NPGFI ou através do email secretaria.npgfi@gmail.com, de acordo com item 7 dos editais)

26 e 27/01/2017