Informações - Seleção 2016-2

Áreas de concentração: Astrofísica / Física da Matéria Condensada

Resultado da Seleção 2016-2

Período de inscrição: 25/05 a 27/06

Links para os Editais de Seleção 2016/2:

Vagas para a comunidade: Mestrado e Doutorado

Vagas Institucionais: Mestrado e Doutorado

Link para as Normas para Seleção do NPGFI

Passo a passo:

1- Leia o Manual do Candidato

2- Caso você não tenha Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/) prepare o seu currículo, salve e envie. Anote o link para o seu CV Lattes. Esta informação será solicitada no formulário eletrônico de inscrição e na Relação de Documentos do passo 4.

3- Caso voce esteja se inscrevendo para o Doutorado, voce deve contatar um dos docentes que disponibilizaram vagas para doutorado (constantes do anexo I dos editais) consultando sobre a possível orientação. A Carta de Aceite para Orientação, assinada por um dos docentes permanentes do NPGFI, é condição obrigatória para a inscrição. A versão digitalizada desta carta deve ser também anexada no campo adequado da Relação de Documentos do passo seguinte. O modelo da Carta de Aceite ao Doutorado pode ser vista também no Anexo II dos editais.

4- Baixe o modelo para Relação de Documentos, preencha e gere um pdf. Este arquivo será solicitado no campo “Documentos Requeridos para a Inscrição” do formulário eletrônico. Voce só precisa anexar o que é solicitado no modelo para Relação de Documentos que voce baixou.

OBS.: Certificados de Iniciação Científica podem ser inseridos no item III.6 (monografia de graduação).

5- Baixe o modelo do questionário de inscrição dos links abaixo:

- Questionários do edital de vagas para a comunidade: Mestrado / Doutorado

- Questionários do edital de vagas institucionais: Mestrado / Doutorado

Prepare as respostas do questionário correspondente ao edital de interesse. As respostas serão solicitadas durante o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

6- Acesse a página dos Formulários Eletrônicos de Inscrição e escolha o edital apropriado. Preencha todos os campos, anexe o arquivo preparado no passo 2, responda as perguntas do questionário e envie a inscrição.

7- O boleto eletrônico (GRU) de pagamento da taxa de inscrição será gerado e deve ser pago até a data de vencimento. O sistema eletrônico de inscrição identifica e confirma o pagamento, após alguns dias. O não pagamento da GRU excluirá o candidato das demais etapas do processo.

Critérios de Seleção:

Os candidatos são avaliados com base no Curriculo Lattes (com comprovações) e no histórico escolar. Para o Mestrado o histórico escolar da Graduação tem peso 60% e o Curriculo tem peso 40%. Para o Doutorado os pesos são iguais para os dois itens e o histórico escolar inclui o da graduação e o do mestrado. Para a área de concentração de Astrofísica será exigido ainda uma prova de conhecimentos gerais de física.

O candidato tem que obter um total de 50 pontos para ser aprovado na seleção e a pontuação é usada para classificar os candidatos para o preenchimento das vagas.

A pontuação total do candidato é também usada pela comissão de Bolsas do NPGFI como um dos critérios para alocação das cotas de bolsas do programa.

Cronograma do Processo seletivo:

AVISO:

Sugerimos que optem SEMPRE pela submissão online dos documentos para seleção. Caso decidam pela entrega impressa, informamos que nos dias 23 e 24  e 28 e 29 Junho são ponto facultativo na UFS e portanto a secretaria da Pós-Graduação em Física não estará aberta. Existe uma grande chance de que no dia 27/06 não haja expediente na UFS e por isso sugerimos que quem optou ou optar por entregar a documentação impressa o faça até o dia 22 de Junho.

Etapas do processo seletivo

Período

Inscrição exclusivamente pela internet (com a possibilidade de anexar TODOS os documentos no formulário eletrônico- Forma mais segura e preferível)

25/05 a 27/06/2016