Apresentação

Últimas Notícias

1. POSGRAP/COPGD/UFS nº 13/2024 - EDITAL EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (EPLE)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP) e da Coordenação de Pós-Graduação (COPGD), seguindo o disposto na Resolução N°17/2023/CONEPE, torna público o presente Edital do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para Processos Seletivos de Programas de Pós-Graduação no âmbito da UFS – Stricto Sensu (Mestrado/Doutorado).

Para maiores informações:

Segue link  https://pos.ufs.br/conteudo/74100-edital-posgrap-copgd-ufs-n-13-2024

 

2. Chamada Interna PPGFI para bolsas de doutorado sanduíche: PDSE 2024.1

Estão abertas até as 17h (horário de Brasília) do dia 15/04/2024 as inscrições para o processo seletivo interno para bolsa PDSE-CAPES (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR). A solicitação deverá ser feita por e-mail para ppgfi@academico.ufs.br com o título “Inscrição PDSE”. Os candidatos serão selecionados com base na IN 01/2021 – PPGFI e devem satisfazer as condições exigidas no edital CAPES nº 06/2024. O Prazo mínimo é 3 meses e máximo de 6 meses.

 

3. Relatório da comissão de bolsas 2024.1

 

4. Chamada Pública - Bolsa de Pós-Doutorado - PDPG/CAPES Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Sergipe

Bolsa de pós-doutorado para atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Sergipe (PPGFI-UFS)

 

APRESENTAÇÃO

O curso de Mestrado (nível 4.0 CAPES) tem duração máxima de 02 anos, nos quais o aluno deve  cursar 18 créditos obrigatórios e 12 optativos, desenvolver e defender um projeto de pesquisa. Além disso, exige-se aprovação no exame de proficiência na língua inglesa. 

O curso de doutorado (nível 4.0 CAPES) tem duração máxima de 04 anos. Para obter o título de doutor, o aluno deve cursar 42 créditos (podendo ser computados os créditos do mestrado), desenvolver e defender um projeto de pesquisa inédito e publicar pelo menos um artigo em periódico internacional indexado. Exige-se do candidato ao doutorado a aprovação no exame de qualificação e nos exames de proficiência na língua inglesa e em um segundo idioma, a ser escolhido entre as línguas alemã, espanhola, francesa, italiana ou russa. Os documentos de reconhecimento dos cursos de Mestrado e Doutorado e o conceito da CAPES, bem como o detalhamento dos cursos podem ser obtidos neste link

 

Coordenação

Agosto 2023 a Julho 2025

 

Márcio André Rodrigues Cavalcanti de Alencar

(COORDENADOR)

Diogo Martins Souto

(COORDENADOR ADJUNTO)

 

Contatos

Secretaria do PPGFI

Álvaro Cardoso

e-mail: ppgfi@academico.ufs.br     telefone:  +55 (79) 31946631 

 

Nossa localização